Trabalhos científicos

ORIENTAÇÕES DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

COMUNICADO

  •  Todas as notificações relacionadas à aprovação dos trabalhos científicos foram enviadas em 19 de setembro de 2024. 
  • O parecer está também disponível  na área de inscrição do autor, ao lado do título do trabalho.
  • Caso não tenha recebido sua notificação de parecer em sua caixa de e-mail, verifique primeiramente sua caixa de spam e se seu e-mail está cadastrado corretamente na sua área de inscrito.  
  • Havendo necessidade de suporte e/ou reenvio de parecer, entre em contato pelo WhatsApp 51 99702-1511 em horário comercial das 08:30-18:00, informando o título do trabalho, seu nome completo e o e-mail para reenvio.

 

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INFORMAÇÕES GERAIS – TODAS AS MODALIDADES

 

1. INSCRIÇÃO

 

Para o autor/apresentador indicado que ainda não efetivou o pagamento da inscrição, o prazo final será até o dia 06 de novembroConvidados da programação com isenção de inscrição em dia com a SBFa, podem desconsiderar o aviso. Se faz necessária a observação deste período, para garantir a apresentação/exposição do trabalho no evento e a liberação do certificado.

 

 

2. APRESENTAÇÃO/EXPOSIÇÃO

 

- Caso o autor não possa comparecer ao evento, o mesmo deverá indicar novo co-autor até o dia 18 de outubro para cientifico@tribecaeventos.com.br e este deverá estar com a inscrição paga para acessar o evento. Após essa data, não serão permitidas alterações de apresentador/expositor.

 

 

3. USO DE IMAGENS EM APRESENTAÇÕES – COMUNICADO IMPORTANTE

 

Havendo necessidade de uso de imagens de pessoas (pacientes) ou marcas nas apresentações, certifique-se que há autorização prévia, devidamente assinada, concordando com o uso em apresentações.

 

A SBFa, a organizadora e as empresas parceiras do evento não se responsabilizam por eventuais divulgações indevidas por parte dos participantes.

 

Sendo imprescindível o uso da imagem, sem documento de autorização para uso, recomendamos que elas tenham partes cobertas, de forma que não permita a identificação.

 

 

4. CERTIFICADOS

 

Será disponibilizado na área do inscrito https://lp.sbfa.org.br/cbfa2024/loginem até 20 dias após o término do evento. O autor que realizou a apresentação ou ficou responsável pelo trabalho, deverá emitir o certificado e repassar o arquivo aos demais autores.

 

Não serão enviados certificados por correio, e-mail, aplicativos ou qualquer outra forma que não seja pelo sistema de inscrição.

 

Os certificados permanecerão disponíveis por 90 dias após a liberação na área do inscrito. A comissão organizadora não se responsabiliza pela emissão dos certificados após este prazo.

 

  

 

5. ARQUIVOS SOLICITADOS PARA E-PÔSTER E APRESENTAÇÃO ORAL

 

O autor deverá preparar os seguintes arquivos:

 

Exposição E-Pôster

 

  • E-Pôster (elaborado conforme itens 8. e 9.)
  • Leitura das orientações do Manual de Acessibilidade e Inclusão (elaborado conforme item 10.)

 

Apresentação Oral

 

  • Resumo Expandido: Arquivo do resumo expandido formatado e orientações de envio (elaborado conforme item 13.)
  • Slide em Power Point (elaborado conforme item 14.)
  • Leitura das orientações Manual de Acessibilidade (elaborado conforme item 18.)

 

 

ORIENTAÇÕES E-PÔSTER - TOTEM ELETRÔNICO 

 

6. EXPOSIÇÃO DE E-PÔSTER NÃO CONCORRENTES A PRÊMIO

 

Trabalhos Científicos, Relatos de Experiências e Revisões de Literaturaexposição dos trabalhos aprovados nesta categoria, ficarão disponíveis durante todo o evento, nos totens em formato de pôster digital. Para essa categoria, não há apresentações com datas e horários específicos, no entanto, sugerimos que os autores estejam presentes nos horários de intervalos de sua preferência.

 

Importante -Lista de presença: O autor inscrito no evento, responsável pelo e-pôster, deverá assinar a lista de presença, que estará disponível no TOTEM designado de nº 1 a ser sinalizado no evento, para fins de recebimento de certificado.

 

 

7. ESPECIFICAÇÕES GERAIS

 

- A confecção do e-pôster é de responsabilidade dos autores e deverá contemplar uma síntese do trabalho contendo os itens relacionados abaixo em um único Slide.

 

 

8. CONTEÚDO OBRIGATÓRIO

 

- O título deverá ser exatamente o mesmo utilizado no resumo submetido e ser escrito em letras maiúsculas. Abaixo do título e com letras menores devem vir os nomes dos autores, das instituições envolvidas, e-mail de contato, cidade e Estado. Poderá ser feito um QR Code com essas informações. 

 

- O corpo do trabalho deverá conter INTRODUÇÃO, OBJETIVOS, MÉTODOS, RESULTADOS, CONCLUSÃO e REFERÊNCIAS. Estas marcas devem estar legíveis e destacadas. Para estudos envolvendo seres humanos ou animais é obrigatório o número do CEP - Comitê de ética e pesquisa. O pôster deverá apresentar clareza e poderá ser ilustrado com figuras, fotos, tabelas e gráficos.

 

 

9. FORMATO DE ARQUIVO PARA ENVIO DE PÔSTERES

 

9.1 TEMPLATE: O template é de uso obrigatório (disponível para download no lado direito desta página em “TEMPLATE - Apresentação Pôster")

 

- O arquivo deverá ser salvo em PDF com a o primeiro nome do autor apenasAo salvar o arquivo, retire TODOS os caracteres como pontos, vírgulas, traços, hífen, cedilhas, acentos...O sistema não aceita os caracteres para envio.

 

- O arquivo EM PDF com conteúdo do e-pôster, deve ser anexado através da área de inscrição do autor que submeteu o trabalho.

 

  • Acessar a área de inscrição;
  • Clicar no link de Trabalhos Científicos;
  • Ao lado do título do trabalho, há um campo para anexar o PDF;
  • Clicar em “Anexar arquivo” em em seguida "Choose file"para fazer o upload do PDF.

 

Para verificar se o arquivo foi inserido corretamente, retorne e clique em “Clique aqui para abrir o arquivo anexado". Se o E-pôster aparecer, está inserido corretamente. Não há envio de confirmação de arquivo por e-mail.

 

 

9.2 PRAZO PARA ENVIO

 

O arquivo EM PDF com conteúdo do e-pôster, deve ser enviado através da área de inscrição do autor que submeteu o trabalho,  até o dia 13/11/2024 às 18h. Arquivos enviados por e-mail ou qualquer outra forma, serão desconsiderados.

 

Importante: Arquivos enviados pelo sistema, após o prazo estipulado, estão sujeitos a serem desconsiderados pelo fornecedor do equipamento de Totem Eletrônico.

 

10. ORIENTAÇÕES SOBRE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

 

Queremos convidá-lo a adotar um conjunto de estratégias de acessibilidade, para que você possa cumprir sua missão da melhor forma possível, comunicando-se efetivamente com todos os presentes. Afinal, é por meio de uma conduta inclusiva e respeitosa com todos, que faremos uma Fonoaudiologia verdadeiramente Sem Fronteiras. Para essa experiência acessível e inclusiva, sugerimos atenção especial para a elaboração do conteúdo do seu pôster:

 

(1) Utilize frases objetivas;

(2) Sendo possível, inclua algum elemento visual que auxilie na compreensão;

(3) Localize os itens a partir do ponto de vista do espectador, priorizando itens em destaque;

(4) Use fontes sem serifas, por exemplo: Avenir ou OpenDyslexic;

(5) Considere bons contrastes entre fonte, fundo e demais elementos do layout, respeito o template enviado pela SBFa;

(6) Priorize imagens com nitidez e de alta qualidade;

(7) Utilize gráficos, infográficos, diagramas, mapas geográficos, mapas mentais, cartoons e outros elementos complexos que sejam fáceis de descrever;

(8) Durante a apresentação, evite usar figuras de linguagem ou expressões idiomáticas, ironias e sarcasmos que necessitem da interpretação das pessoas, evitando a dificuldade de interpretação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista;

(9) Cores e outros elementos decorativos não precisam ser descritos, necessariamente durante a apresentação.

 

 

Para exemplos de layouts acesse:

 

https://github.com/UKHomeOffice/posters/tree/master/accessibility/dos-donts/posters_pt-BR

 

FONTE: https://candiaproducoes.com.br/projetando-para-acessibilidade-o-que-fazer-e-o-que-nao-fazer/

 

 

 

  

 

11. ORIENTAÇÕES APRESENTAÇÃO ORAL

 

FONOAUDIOLOGIA SEM FRONTEIRAS

 

  •  Trabalhos Concorrentes a Prêmio (trabalhos científicos, relatos de experiências e revisões de literatura)
  • Prêmio Teses (teses de doutorado com documento comprobatório).

 

 

12. ETAPAS A SEREM SEGUIDAS:

 

  • Envio do resumo expandido através da área de inscrição;
  • Confecção dos slides para apresentação oral na atividade Fonoaudiologia Sem Fronteiras;
  • Leitura obrigatória do Manual de Acessibilidade para uma correta apresentação (disponível no canto direito desta página).

 

 

13. CRITÉRIOS PARA ENVIO DE RESUMOS EXPANDIDOS

Esta modalidade de resumo deve ser escrita atendendo RIGOROSAMENTE as normas e orientações descritas abaixo:

 

  • Redigido em português, em conformidade com a norma culta e a nova ortografia da língua portuguesa, acatando a terminologia técnica-científica. Com estrutura de organização em: TÍTULO, AUTORES, INTRODUÇÃO, OBJETIVOS, MÉTODO, RESULTADOS E CONCLUSÃO ou CONSIDERAÇÕES FINAIS E CONTRIBUIÇÕES PARA A FONOAUDIOLOGIA.
  • Deve ter de 1.000 a 1200 palavras. A totalidade de palavras inclui o TÍTULO, INTRODUÇÃO, OBJETIVO(OS), MÉTODO, RESULTADOS, CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS (dependendo do tipo de estudo) e CONTRIBUIÇÕES PARA A FONOAUDIOLOGIA. Digitado em parágrafo único.
  • Deverá ser formatado em papel tamanho A4, texto justificado, espaçamento simples entre linhas, margens superior e esquerda de 1,15 cm e inferior e direita de 1,15 cm, fonte Arial, tamanho 8.
  •  O título deverá ser escrito em caixa alta, em negrito, centralizado na página.
  • Após duas linhas (espaços) do título, inserir nomes completos dos autores, fonte Arial, tamanho 8, sem destaques. Deve ser alinhado à direita um abaixo do outro e estando as primeiras letras maiúsculas. Indicar a instituição e o e-mail. Em casos que tenha um orientador, este deve ser o último autor a ser listado.
  • Após uma linha (espaço) do resumo inserir no mínimo 3 e no máximo 5 REFERÊNCIAS bibliográficas pelas normas de Vancouver. 
  • Não serão aceitos imagens, tabelas e gráficos no resumo expandido 

 

 

13.1 FORMATO DE ARQUIVO PARA ENVIO DO RESUMO EXPANDIDO

 

TEMPLATE: O modelo encontra-se ao lado direito desta página em “TEMPLATE - RESUMO EXPANDIDO”.

 

- O arquivo deverá ser salvo em WORD com o primeiro nome do autor apenas. Ao salvar o arquivo, retire TODOS os caracteres como pontos, vírgulas, traços, hífen, cedilhas, acentos...O sistema não aceita os caracteres para envio.

 

- O arquivo EM WORD com conteúdo do resumo expandido, deve ser anexado através da área de inscrição do autor que submeteu o trabalho.

 

  • Acessar a área de inscrição;
  • Clicar no link de Trabalhos científicos;
  • Ao lado do título do trabalho, há um campo para anexar o resumo no formato Word;
  • Clicar em “Anexar arquivo” e em seguida "Choose file" para fazer o upload do arquivo.

 

Para verificar se o arquivo foi inserido corretamente, retorne e clique em “Clique aqui para abrir o arquivo anexado". Se o download do aqruivo for feito, está inserido corretamente. Não há envio de confirmação de arquivo por e-mail.

 

 

 

13.3 PRAZO PARA ENVIO DO RESUMO EXPANDIDO: 13/11/2024 às 18h. O autor que anexar o resumo expandido até o prazo estabelecido, garante a publicação do trabalho nos anais do evento. 

 

14. ORIENTAÇÕES DE CONTEÚDO DOS SLIDES PARA APRESENTAÇÃO ORAL

 

14.1 TEMPLATE: todos os slides devem ser apresentados em template do evento que está disponível ao lado direito desta página em “TEMPLATE - APRESENTAÇÃO ORAL”.

 

Os templates oficiais, podem ser escolhidos pelo autor, não sendo necessário o uso de todos. 

 

14.2 ORIENTAÇÃO DE CONTEÚDO:

 

SLIDE 1. TÍTULO (deverá ser exatamente o mesmo utilizado no resumo) e AUTORES.

 

SLIDE 2. INTRODUÇÃO (referências no rodapé).

 

DEMAIS SLIDES. OBJETIVO, MÉTODO (Para estudos envolvendo seres humanos ou animais é obrigatório o número do CEP) RESULTADOS E CONCLUSÃO.

 

 

15.  DATA E HORÁRIO DA APRESENTAÇÃO: A Atividade Fonoaudiologia Sem Fronteiras, ocorrerá nos dias 28 e 29/11. Para consultar a sala, dia e horário de sua apresentação, acesse o link https://lp.sbfa.org.br/cbfa2024/trabalhos-resultados-orais  ou pela grade de programação (CRTL F para fazer a busca pelo  nome)

 

  • Para fazer a busca pelo site, usar apenas um dos parâmetros. Ex: Sobrenome, ou código do trabalho, ou parte do título. O sistema não reconhece se todos os campos forem preenchidos. 

 

 

O RELATOR/APRESENTADOR DEVERÁ COMPARECER PARA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO NA DATA E HORÁRIO PRÉ-DETERMINADOS. O não cumprimento do horário acarretará na desclassificação do trabalho para premiação. 

Importante: Nem todos os trabalhos serão apresentados nas salas de suas áreas correspondentes. Verifique a sua sala de apresentação e anote para se dirigir ao local correto, no dia da apresentação. 

 

15.1 TEMPO DE APRESENTAÇÃO: Será utilizado O TEMPO MÁXIMO DE 7 MINUTOS E ATÉ 2 MINUTOS PODERÃO SER UTILIZADOS POR TRABALHO, PARA PERGUNTAS DOS AVALIADORES.

 

16. AVALIAÇÃO LOCAL: os trabalhos orais, serão avaliados durante o evento para fins de premiação. Se necessário, HAVERÁ ARGUIÇÃO.

 

 

17. INFORMAÇÕES IMPORTANTES: 

 

  • É vetada as alterações nos dias e horários das apresentações oraissalvo se o apresentador identificou conflito de horário com alguma outra atividade na grade de programação. Os horários e dias de apresentação, foram previamente distribuídos, visando minimizar conflitos de data e horário;
  • É de responsabilidade do apresentador ENTREGAR NO MÍDIA DESK, a apresentação em POWER POINT finalizada e salva em um pendrive, com pelo menos 1h de antecedência do horário da atividade. Caso haja vídeo em sua apresentação, assegure-se que o mesmo esteja em formato MP4 com o link inserido dentro da apresentação em PPT;
  • As salas não dispõe de internet e por isso, Trabalhos que estejam fora do padrão solicitado, podem não rodar no momento da apresentação. 

 

  • O apresentador, poderá fazer uso de seu próprio equipamento, no entanto, deverá se apresentar no mídia desk para assinar um termo de responsabilidade;
  • O apresentador deverá estar na sala de apresentação, com o mínimo de 15 min de antecedência. Não haverá tolerância de tempo para chegada de relator/apresentador, se não estiver presente no momento da chamada, o trabalho não poderá ser apresentado.
  • Observe atentamente as orientações para correta classificação do seu trabalho e de certificado.
  • É de responsabilidade do relator/apresentador verificar se o seu trabalho está na lista de apresentação, visto ser vetada alterações nos dias do evento.

 

 

18. MANUAL DE ACESSIBILIDADE PARA APRESENTADORES DE MODALIDADE ORAL – Leitura obrigatória. Vide o anexo no canto direito desta página.

 

 

19. PREMIAÇÃO TRABALHOS CONCORRENTES A PRÊMIO:

 

Em sessão especial ao final do evento, realizada no dia 30 de novembro de 2024, os melhores Trabalhos científicos, Relatos de experiência e Teses concorrentes à prêmio, receberão: 

 

Certificado de “Excelência em Fonoaudiologia” (1º lugar): para os trabalhos que obtiverem as maiores médias finais, por área de conhecimento;

 

Certificado de “Menção Honrosa”: para os trabalhos que obtiverem as maiores médias (até 5% do número de trabalhos aprovados por área de conhecimento);

 

Certificado de “Prêmio SBFa de Teses”: Para tese que obtiver maior média final, incluindo um valor financeiro a ser definido;

 

Certificado Prêmio SBFa de relatos de experiência: para o relato de experiência que obtiver maior média final. E para os relatos de experiência que obtiverem as maiores médias (até 5% do número de trabalhos aprovados nesta categoria) serão certificados com “Menção Honrosa”.

 

  

 

DÚVIDAS/INFORMAÇÕES:

 

Inscrições: inscricoes@tribecaeventos.com.br – Whatsapp: 51 9 8053-4203

 

Trabalhos científicos, data e horário apresentações, suporte aos autores: cientifico@tribecaeventos.com.br – Whatsapp: 51 9 9702-1511

 

 

Expositores
Apoio Institucional Crefono Anfitrião
Apoio institucional

COMISSÃO ORGANIZADORA

DR. LEONARDO WANDERLEY LOPES

DRA. ANA PAULA LEFÈVRE MACHADO

DRA. CINTIA ALVES SALGADO AZONI

DRA. JULIANA FERREIRA BENATTI

DRA. ROSANE SAMPAIO SANTOS

DRA. VANESSA RIBEIRO

COMISSÃO CIENTÍFICA

DR. GIORVAN ANDERSON ALVES

DR. LEANDRO DE ARAÚJO PERNAMBUCO

Realização
Organização
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