Trabalhos científicos

EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

SEJA BEM-VINDO(A) AO 32º CONGRESSO BRASILEIRO DE FONOAUDIOLOGIA! 

SUA PARTICIPAÇÃO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA CONTRIBUIÇÃO CIENTÍFICA DO EVENTO!

POR GENTILEZA, SUGERIMOS LER COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

 

 

INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

22/07/2024 – prazo final para inscrição de resumos até 18h.

  • As inscrições serão aceitas exclusivamente por via eletrônica, no site do evento;
  • Não serão aceitos resumos enviados por e-mail, aplicativos ou qualquer outra forma que não seja online via sistema de inscrições;
  • O autor responsável pela submissão do trabalho deverá realizar o cadastro de inscrição no evento, não sendo necessário realizar o pagamento para envio de trabalhos no momento da submissão;
  • Em sua área de inscrição, clique no link de Trabalhos para acessar o formulário de submissão.

Quero realizar minha inscrição: https://lp.sbfa.org.br/cbfa2024/inscricao

Já sou inscrito: https://lp.sbfa.org.br/cbfa2024/login

  • O pagamento da inscrição deverá ser feito no prazo máximo de 10 dias a contar da data de divulgação dos resultados;
  • O autor responsável pela apresentação que não observar o prazo para pagamento da inscrição, não terá acesso à área de envio do trabalho aprovado no sistema e será excluído da lista de apresentações;
  • Na impossibilidade de participar do evento, o autor inscrito como apresentador, deve indicar o novo apresentador e transferir a inscrição na mesma categoria para qualquer outro autor cadastrado no momento da submissão, dentro do prazo e critérios estabelecidos nas regras gerais do evento, que estarão disponíveis para consulta no site do congresso.

 

CATEGORIAS E MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO

Categorias:

  • Trabalhos científicos = Estudo de casos, Pesquisas científicas e Revisões de literatura*.
  • Relatos de Experiências* = Experiências em ações, no ensino e na extensão. Práticas exitosas nos serviços.

* Relatos de Experiências e Revisões integrativa, de escopo ou sistemática:  Não necessitam de aprovação junto ao Comitê de Ética em Pesquisa.

 

Modalidades: Os trabalhos poderão ser submetidos em diferentes modalidades.

  • E-Pôster – não concorrentes à prêmio (trabalhos científicos, relatos de experiências e revisões de literatura);
  • Trabalhos Concorrentes à Prêmio (trabalhos científicos, relatos de experiências e revisões de literatura);
  • Prêmio Teses (teses de doutorado com documento comprobatório - ata de defesa da tese ou diploma)
  • Para os Trabalhos de Prêmio Tese, anexar em campo específico, no formulário de submissão, a ata de defesa da tese, ou diploma de doutorado em PDF. Qualquer outro documento não será acatado pela banca avaliadora.
  • Não serão aceitos trabalhos de Dissertação.

 

CRITÉRIOS PARA ENVIO DE RESUMOS

  • Não há limites para o número de trabalhos submetidos por autor, no entanto, cada autor é limitado a apresentar, no máximo, 03 (três) trabalhos nas categorias que concorrem à prêmio (Trabalho concorrente à prêmio e Prêmio Teses);
  • No ato da submissão, cada autor deverá indicar quem será o apresentador do trabalho e o apresentador indicado deverá realizar pagamento após a divulgação dos pareceres, caso seja aprovado, dentro do mesmo prazo já exposto neste edital;
  • Não há limites para a participação como coautor em trabalhos submetidos por outros autores;
  • Importante: Certifique-se de que todos os co-autores estão inseridos corretamente (incluindo o orientador se for o caso), com nome completo, antes de finalizar a submissão. Concluída a submissão do trabalho, não será permitida a inclusão de novos autores e/ou alteração na ordem de cadastro dos autores no sistema;
  • É de responsabilidade do autor principalcadastrar corretamente todos os dados no momento da submissão, não sendo possível efetuar alteração de qualquer natureza.

 

 

ORIENTAÇÕES DE SUBMISSÃO

  • Conter mínimo de 350 e máximo de 500 palavras.
  • Estrutura: TÍTULO, INTRODUÇÃO, OBJETIVO, MÉTODOS, RESULTADOS, CONCLUSÃO;
  • O título original do trabalho deverá ser mantido desde a submissão até a apresentação. Alterações após a aprovação, implicarão em desclassificação do trabalho;
  • Há um campo designado para inserir o resumo que será simples para todas as modalidades;
  • Há campos específicos para Título, nome do autor e co-autores e referências, não contabilizando o número máximo de palavras do resumo;
  • Não há fonte e nem tamanho de letra específico para o sistema online de submissão;
  • O texto deve ser corrido, sem interrupções até o final. Devem ser observadas letras maiúsculas e minúsculas, pois serão publicados nos anais da mesma forma como foram cadastrados;
  • O resumo não poderá conter gráficos, imagens ou tabelas;
  • Quando a pesquisa envolver seres humanos ou animais é obrigatória a informação do número do parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e o envio do parecer em pdf. No resumo, deve ser incluído somente o número do parecer, sem identificar a instituição;
  • Tipos de Estudo: O autor deverá selecionar no momento da submissão, se o trabalho possui ou não aprovação no Comitê de ética e Pesquisa, de acordo com a classificação abaixo:

- O estudo envolve seres humanos (São consideradas pesquisas envolvendo seres humanos contato direto com as pessoas na aplicação de algum procedimento e/ou entrevistas, aplicações de questionários, utilização de banco de dados e revisões de prontuários). Para continuar a submissão é obrigatório anexar o parecer da Plataforma Brasil com a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa.

- O estudo NÃO envolve seres humanos (Pesquisas que envolvem dados de domínio público que não identifiquem os participantes do estudo, ou apenas revisão bibliográfica, sem envolvimento de seres humanos, não necessitam aprovação por parte do Sistema CEP-CONEP). Nessa categoria, clique no botão “ Não se aplica “, no formulário de submissão. 

  • Serão obrigatórias de 03 a 05 referências bibliográficas nas normas Vancouver.

 

ÁREAS DE SUBMISSÃO

  • Audição e Equilíbrio (AUDIO)
  • Disfagia (DIS)
  • Ensino em Fonoaudiologia (ENS)
  • Fala (FALA)
  • Fonoaudiologia Educacional (FONOEDUC)
  • Linguagem (LGG)
  • Motricidade Orofacial (MO)
  • Perícia Fonoaudiológica (PF)
  • Saúde Coletiva (SC)
  • Voz (VOZ)

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

  • Os pareceres dos trabalhos serão enviadas para o e-mail cadastrado do autor da submissão, a partir do dia 20 de setembro de 2024;
  • Somente o autor responsável pela submissão receberá o resultado pelo e-mail cadastrado no momento da inscrição. O resultado também estará disponível na área reservada de cada autor, no sistema de inscrições. É de responsabilidade do autor, acompanhar sua área reservada para verificação de resultados.

 

ORIENTAÇÕES DE APRESENTAÇÃO

A relação dos títulos dos resumos aprovados e/ou que concorrerão ao prêmio, assim como as orientações, serão publicadas no site do evento a partir de 24 de setembro de 2024.

 

PREMIAÇÃO

Em sessão especial ao final do evento,  a ser realizada no dia 30 de novembro de 2024, os melhores Trabalhos científico e Relatos de Experiências concorrentes a prêmio receberão:

  • Certificado de “Excelência em Fonoaudiologia” (1º lugar): Para os trabalhos que obtiverem as maiores médias finais, por área de conhecimento;
  • Certificado de “Menção Honrosa”: Para os trabalhos que obtiverem as maiores médias (até 5% do número de trabalhos aprovados por área de conhecimento);
  • Certificado de “Prêmio SBFa de Teses”: Para a tese que obtiver maior média final, incluindo um valor financeiro (a definir). Para as teses que obtiverem as maiores médias (até 5% do número de trabalhos aprovados nesta categoria) serão certificados com “Menção Honrosa”;
  • Certificado Prêmio SBFa de relatos de experiência: para o relato de experiência que obtiver maior média final. E para os relatos de experiência que obtiverem as maiores médias (até 5% do número de trabalhos aprovados nesta categoria) serão certificados com “Menção Honrosa”.

CERTIFICADOS

  • O trabalho aprovado e apresentado durante o evento receberá 01 certificado com o nome do trabalho e o nome de todos os autores cadastrados no momento da submissão;
  • Será vetado o direito ao certificado e publicação em anais dos trabalhos aprovados, mas NÃO apresentados/expostos no evento;
  •  Os certificados não estarão disponíveis aos demais autores, independentemente de estarem cadastrados no sistema;
  • É de responsabilidade do apresentador indicado, acessar o certificado no sistema online e repassar aos demais autores;
  • Todos os certificados serão disponibilizados no sistema online de inscrição pelo prazo máximo de 20 dias após o término do evento e poderão ser emitidos no prazo máximo de 90 dias após a liberação. Não serão enviados certificados por e-mail ou qualquer outra forma;
  • É de responsabilidade do autor principal, cadastrar corretamente os dados de todos os autores, pois a emissão do certificado será feita de forma automática pelo sistema de inscrições;
  • A comissão organizadora não se responsabiliza por erros na emissão dos certificados decorrentes de falhas no cadastramento de dados.

Informações adicionais ou dúvidas poderão ser esclarecidas através dos contatos: 

TRABALHOS CIENTÍFICOS:  cientifico@tribecaeventos.com.br  ou telefone/WhatsApp (51) 99702-1511

INSCRIÇÕES: inscricoes@tribecaeventos.com.br telefone/WhatasApp (51) 51 98053-4203

 

DIRETORIA CIENTÍFICA – SBFa

Dr. Giorvan Ânderson Alves

Dr. Leandro de Araújo Pernambuco

 

 

 

 

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